1 – Desde quando a empresa tem uma marca própria de cosméticos? Quando e porque ela surgiu?

O Wall Mart é o único varejista brasileiro a trabalhar com uma marca própria e exclusiva para o segmento cosmético, a linha EQUATE. É uma marca global, que é comercializada em todos os paises. No Brasil ela foi introduzida em 2004, por uma necessidade do mercado, atendendo a uma solicitação do consumidor por produtos de qualidade a um preço mais barato. 

2 – Que tipo de produtos vocês comercializam? Eles apresentam alguma inovação em relação às marcas tradicionais?

Além de sermos inovadores com marca própria no Brasil, temos produtos diferenciados. Entre os produtos tradicionais, como xampus, condicionadores, esfoliantes, hidrantes corporais, colônia corporal em spray, todas as variações de desodorantes e sabonetes hidratantes a nossa linha de sabonetes líquidos destaca-se por suas fragrâncias especiais, algumas exclusivas, como: amêndoas, maçã com pitanga, pêssego com aloe vera e pêra.
Um produto que comprova a inovação do Wal Mart é o creme dental com branqueador recém lançado. Que não se encontra em outros varejistas.
São mais de 100 itens que surpreendem o consumidor. Com a linha Equate, temos que ter fragrâncias novas periodicamente. A inovação é preceito básico para o nosso projeto de marcas próprias na empresa.

3 – Quanto a marca representa para a empresa?

Dentro das categorias atinge mais de 10% das vendas.

4 – Vocês investem em propaganda para tornar os produtos conhecidos?

Nossa propaganda é toda interna. Promovemos ações em todas as nossas lojas, com promotoras uniformizadas que abordam o consumidor para despertar a vontade de compra. É uma abordagem especial para esse tipo de propaganda.

5 – O Sr. diria que marcas próprias são uma tendência entre os supermercados, farmácias e redes de lojas?

Marcas próprias não são mais uma tendência. No ano de 2005 elas são uma realidade. São 17 marcas ao todo no Wal Mart, contando todos os formatos que a rede opera no país: Super Center, Todo Dia, Sam´s Club e Bom Preço (no Nordeste)

6 – A quem especialmente se destinam estes produtos?

Exclusivamente ao público da rede Wal Mart que, dessa forma promove a diferenciação da rede e a fidelização dos consumidores para as nossas lojas Wal Mart e Bom Preço.  A marca também está disponível nas farmácias Wal Mart, Bom Preço e Estação Saúde, todas pertencentes à rede Wal Mart.

7 – Em que faixa de preço ficam estes produtos?

Nosso produtos são cerca de 25% mais baratos que as marcas tradicionais, como Lux, Rexona e Dove.

8 – Já que os preços são tão competitivos, o sr. tem alguma pesquisa sobre quais são os consumidores da marca Equate? São as classes C e D, o consumidor de uma maneira geral compra produtos da marca?

Público generalizado, classes E ou A. A marca é mais uma opção no mercado, que oferece a melhor relação custo benefício. Quem é que não quer economizar?


9 – Quanto a marca Equate vem crescendo?

Cresceu 40% em relação ao ano passado.

10 – Quem produz os produtos? Ou a própria rede produz os produtos da linha?

Nossas marcas são produzidas inteiramente por fornecedores. Contamos com mais de 300 deles. Na categoria específica de cosméticos, trabalhamos com fornecedores pequenos e médios, como a Sanaj.

O Wall Mart trabalha sempre junto com seus fornecedores. Se algum deles não tiver uma condição específica, a empresa ajuda. É importante desenvolver nossos fornecedores para que estes sejam capazes de nos atender nacionalmente, inclusive em outras categorias. De forma que ele possa fornecer globalmente par a rede, inclusive para lojas em outros países, como a Argentina, o México e os Estados Unidos.


12 – Qual a meta de venda a ser atingida este ano?

Mantermos esse crescimento de 40% ou até mais. Queremos conquistar novos consumidores.


13 – As marcas não têm divulgação em mídia, não têm intermediários, essa economia é empregada em quê?

Não temos os investimentos de grandes marcas em mídia televisiva, revistas. Essa economia nós temos, nossas ações são de baixo custo junto com consumidor, nas próprias lojas. Nosso propósito é sempre o de reduzir custos para o consumidor, desde a cadeia de produção, assim podemos oferecer preço baixo todos os dias.

14 – Com essa estratégia é possível que os produtos se sofistiquem mais e mais?

Na verdade procuramos evoluir sempre. Não podemos fazer a mesma coisa sempre. Nosso consumidor quer novas fragrâncias. Mensalmente apresentamos novos produtos.


15 – Como vocês sabem o que os seus consumidores esperam encontrar nas lojas em termos de formulações, embalagens e produtos?

Temos o controle do ponto de venda, temos a facilidade de conhecemos muito bem nossos consumidores. Fazemos pesquisas em nossa própria rede. Estamos sempre inovando, reduzindo custos a cada dia. Temos embalagens e atrativas, o design é de qualidade tão boa quanto os produtos tradicionais.


16 – Quanto tempo demora para que cada linha chegue ao consumidor, entre a decisão do produto, sua produção e sua inserção no ponto de venda?

Cada produto demora 9 meses para nascer. Entre projetar fazer pesquisa de números, venda, desenvolver e auditar fornecedores.

17 – Que tipo de auditoria vocês fazem com os seus fornecedores?

A mesma que a empresa faz globalmente. Quanto aos equipamentos, controle de matéria prima, se não há menores de idade trabalhando, se a empresa é uma empresa de responsabilidade social, etc. A partir do momento em que o fornecedor é selecionado, ele passa a distribuir para toda a nossa rede no país e eventualmente no exterior também.