Os cuidados com os cabelos seguem em alta entre os brasileiros. De acordo com estudo elaborado pela agência de estudo do consumo Kantar Worldpanel, a cesta de xampu, pós xampu e colorações cresceu 4,5% nos 12 meses findos em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Ainda segundo o levantamento, 818 milhões de unidades foram compradas, gerando R$ 8 bilhões. A penetração dos produtos alcançou 96%, o que equivale a 52 milhões de domicílios. As mulheres seguem como as maiores consumidoras dos itens para os cabelos, enquanto entre os homens o consumo maior é de produtos de perfumaria.

A pesquisa da Kantar Worldpanel revela ainda que o uso de produtos para cabelos geralmente é compartilhado no país – 68% quando se trata de xampus e 62% em pós-xampus. Na hora da escolha de itens de cuidados pessoais, o brasileiro leva em conta, em sua maioria, a boa fragrância e a relação preço- qualidade.

Os dados apontam ainda os tipos de cabelos: cabelos lisos é a maioria, com 34,3%. Os ondulados, ligeiramente, 27,4% e totalmente ondulados, 16,4%.

Em relação ao comprimento, 23,2% das brasileiras(os) têm cabelos longos e 23,8% muito curtos. No que se refere à coloração, cabelos loiros, anteriormente preferência entre as mulheres, vem perdendo espaço em todo o país, reforçando a tendência de uma busca pelo natural, detectada anteriormente pela especialista global em comportamento de consumo.