Babaçu, cupuaçu, murumuru e pracaxi, originários da biodiversidade brasileira, são alguns dos frutos e sementes que atraem os consumidores no mercado americano de beleza. De propriedades potentes, são capazes de promover os cuidados faciais, corporais e capilares de maneira natural e com eficácia.

De acordo com estudo realizado em 2017 pelo NPD Group, as mulheres americanas se tornaram seletivas em relação aos produtos que consomem. No maior mercado mundial de cosméticos e higiene pessoal, 48% das entrevistadas procuram por produtos feitos com ingredientes naturais e orgânicos. A categoria de cuidados com a pele é a que mais se destaca, com um aumento de 9% nas vendas, o que representa uma contribuição de 45% nos ganhos totais do setor.

A Beraca, maior fornecedora de ingredientes naturais e sustentáveis provenientes da biodiversidade brasileira para as indústrias de cosméticos, cuidados pessoais e farmacêutica é a principal fornecedora desses ingredientes para o mercado americano.

O cupuaçu, popularmente utilizado na culinária nacional, tem poder de promover hidratação duradoura devido à sua alta capacidade de recuperação da elasticidade da pele.
“A vegetalização das fórmulas e a substituição de componentes químicos por soluções naturais e sustentáveis ganha, cada vez mais, força em todo o mercado. Oferecemos soluções que proporcionam múltiplos benefícios ao consumidor”, destaca Marianna Cyrillo, gerente de marketing da Beraca.

Hoje alguns dos ingredientes exportados pela Beraca para os Estados Unidos são: argila branca da Amazônia, óleo de maracujá, óleo de babaçu, manteiga de cupuaçu, manteiga de murumuru e óleo de pracaxi.

O óleo de pracaxi possui capacidade de auxiliar na redução da síntese de melanina, o que garante a diminuição da aparência de manchas, uniformiza a tonalidade e restaura a luminosidade original da pele. Possui ainda, benefícios anti-idade, pois estimula a produção de ácido hialurônico, polissacarídeo natural presente na pele humana com alta capacidade de retenção de água, garantindo elasticidade e viço à pele. Já o murumuru é rico em ácido láurico, mirístico e oleico, o que o torna um poderoso agente emoliente, capaz de nutrir e hidratar os cabelos. Com ação antifrizz, ele reduz o volume e proporciona maciez e brilho aos fios.

Além de propriedades cosméticas únicas, esses ingredientes garantem também o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental no Brasil.
Para que essas matérias-primas cheguem até as indústrias cosméticas, a Beraca investe em parcerias com comunidades ribeirinhas e núcleos de agricultura familiar de diferentes regiões do País, como a floresta amazônica. A estratégia garante a rastreabilidade total, métricas de impacto e a transparência em toda a cadeia produtiva.