O Departamento de Beleza e Cuidados Pessoais Mintel, fornecedora global de pesquisa de mercado , anunciou as quatro principais tendências que deverão orientar os mercados globais de beleza durante a próxima década, incluindo as implicações para consumidores e marcas.

De acordo com a agência, no futuro a água vai se tornar um recurso protegido; aumentarão as preocupações com energia vital e ingredientes naturais se tornarão o centro das atenções. As marcas de beleza deverão inovar para continuarem relevantes, diz a Mintel.

“Estamos vivenciando uma época empolgante com avanços tecnológicos revolucionários, parcerias de marcas e desenvolvimento de produtos. No entanto, acreditamos que os próximos anos trarão fortes contrastes entre a tecnologia pessoal e ingredientes naturais, que vão conduzir a inovação das áreas de beleza ao longo da próxima década. No momento, fabricantes já estão trabalhando com novas gerações de produtos de beleza que satisfarão as necessidades dos consumidores de rapidez e eficácia,” afirma Jane Henderson, presidente global da divisão de Beleza e de Cuidados Pessoais da Mintel.

Tecnologia Inteligente

A tecnologia inteligente dará aos consumidores um maior controle sobre suas necessidades individuais de saúde e beleza. De acordo com a pesquisa da Mintel 18% dos consumidores chineses já possuem um dispositivo vestível, enquanto quase metade, 48%, dos usuários de protetores solares do Reino Unido estaria interessada em um aplicativo que pode ser usado para rastrear mudanças da pele.

“À medida que os consumidores se tornam mais familiarizados com o uso da tecnologia para monitorar a sua saúde e bem-estar, buscam marcas de beleza que ofereçam produtos e dispositivos que tenham funcionalidades semelhantes. O desenvolvimento de novos produtos em realidade aumentada fornecem o que há de mais recente em espelhos virtuais e em visualização a tempo real dos efeitos de produtos de beleza na pele e no cabelo,” diz Vivianne Rud, Diretora de Introspecções, Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel.

Água: O Novo Luxo

A água deverá se tornar um bem precioso à medida que o seu consumo fica maior que a oferta. Para limitar a dependência de água, marcas de beleza terão que mudar a forma como fabricam e formulam produtos. A água deverá se tornar um recurso altamente protegido, e utilizá-la da maneira como era consumida antes ou ainda é, não será viável nos próximos anos. E assim como os consumidores reduzem o seu uso, também esperam que as marcas façam o mesmo. Algumas delas já se posicionaram de maneira consciente em relação ao assunto. e A água sempre foi parte essencial de algumas rotinas de beleza, mas as novas formulações de produtos exigem pouca ou nenhuma água para a sua utilização.

Da mesma forma, a crise energética deverá provocar mudanças de estilo de vida a longo prazo para lidar com a escassez de energia. Marcas de beleza já estão oferecendo produtos que colocam foco na economia de energia em suas mensagens.

“Nossa pesquisa mostra um crescente interesse do consumidor em fontes alternativas de água, que não pressionam os recursos existentes atualmente. Para ganhar vantagem competitiva, veremos marcas vasculharem a terra para encontrá-las. Esses novos produtos podem ser posicionados como sustentáveis e exclusivos. As marcas não somente procurarão fontes de água de diferentes oceanos, lagoas e glaciares, mas elas vão escalar montanhas para colher as gotas mais puras possíveis. A chave para o sucesso das marcas de beleza reside no sucesso da adoção dessas medidas inovadoras entre os consumidores mais jovens. Elas devem atrair o idealismo e a paixão juvenis, o desejo de mudar o mundo por meio de produtos que afirmam claramente como estas marcas abordam a questão da escassez de água. Haverá também uma maior necessidade das marcas em ajudar os consumidores a controlar o consumo de água, e transparência será uma qualidade extremamente importante”, continua Vivienne Rudd.

Energia Física

Cientes da necessidade dos consumidores de mudar seus estilos de vida a longo prazo, as marcas de beleza estão oferecendo produtos que colocam o posicionamento de energia na vanguarda. Os níveis de vigor tornam-se uma preocupação fundamental em todo o mundo. Pesquisa da Mintel indica , por exemplo, que quase quatro em cada cinco adultos, 79%, no Reino Unido, não gostam de se sentir com pouca ou baixa energia. Nos Estados Unidos, cansaço ou fadiga ocupa o segundo lugar como um problema de saúde.
“Nossa pesquisa mostra que os consumidores, em geral, querem melhorar sua saúde e bem-estar. As marcas de beleza vão precisar fazer parcerias com empresas de alimento, bebida e lazer para criar variantes de produtos que promovam um estilo de vida saudável com ingredientes e reivindicações que se complementem. Posicionamentos de eficiência energética também serão fundamentais na próxima década já que os consumidores lutam contra a fadiga. As marcas devem então, ilustrar de forma tangível, como seus produtos podem melhorar os níveis de vigor do consumidor. Aliás, itens direcionados a aumentar a energia do consumidor já estão sendo produzidos, particularmente nas áreas de produtos para cuidados da pele e do cabelo. Devemos ver mais marcas capilares buscando melhorar a condição e longevidade dos cabelos através de estímulos da energia celular. Uma nova geração de maquiagem também vai emergir, aumentando os níveis de energia da pele e melhorando a sua aparência”, afirma Vivienne Rudd.

A Tendência do Artesanal

Produtos de beleza estão saindo das sombras dos laboratórios e ganhando os balcões da cozinha dos consumidores. Essa tendência é impulsionada por um desejo dos consumidores de se sentirem no controle dos produtos que usam. Quase metade, 48%, dos consumidores italianos e espanhóis compram produtos naturais e orgânicos de higiene pessoal porque eles acreditam que os produtos são melhores para a saúde.
“Tratamentos de beleza e cuidados pessoais tradicionais estão se tornando corrente, já que mais e mais consumidores começam a ‘cozinhar’ as suas próprias versões. Marcas terão que mudar seu foco para realçar processos artesanais, ao mesmo tempo que facilitem para os consumidores a confecção de produtos em casa. Com o crescente interesse na adoção de estilos de vida mais naturais, os consumidores se envolverão mais no processo de criação para garantir que seus produtos de beleza e cuidados pessoais sejam mais transparentes”, conclui Vivienne Rudd.