Estudo da Kantar Worldpanel, empresa global especializada em comportamento de consumo, revela que uma a cada cinco famílias da América Latina é formada por pessoas acima de 50 anos e, daqui a 10 anos, esta configuração já representará 1/3 um terço entre todas. O que aponta para um grupo de consumidores e compradores extenso, mas desconhecido ainda.

Quem são estes novos seniores, quais são seus hábitos de compra, quais marcas escolhem, como utilizam a tecnologia entre outras características, que a Kantar pesquisou com visão 360 °. “Trata-se de um mercado gigante: um único ponto de penetração neste segmento representa mais de 100 mil novos lares no Brasil e mais de 42 mil na Argentina. Em outubro de 2017 havia 54 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, e este número deve chegar a 93 milhões até 2045,” diz Kantar.

A empresa revela ainda que este público ganha 30% a mais do que as demais configurações familiares, 25% ainda trabalham, 1/3 um terço possui veículos e mais de 80% têm celulares, sendo a metade smartphones – 85% usam Whatsapp e 70% Facebook, enquanto 70% nunca acessaram o Twitter ou o Instagram. E, apesar de irem aos pontos de venda 8 vezes menos do que outros consumidores, gastam 16% mais, principalmente porque preferem marcas premium. Comportamentos de consumo que indicam oportunidades para a indústria.

Maquiagem e fragrâncias

De acordo com a agência de pesquisas, o público senior gasta mais com maquiagem. em contrapartida, os jovens gastam mais com fragrâncias/colônias do que os seniors. (A Kantar considera maquiagem: face, boca, olhos e estojo)

“As pessoas na faixa dos 50 anos – e dos 60 e 70 – estão cada vez mais ativas e saudáveis, com mais qualidade de vida do que as gerações passadas e tendo netos cada vez mais tarde, e isso tudo transformou radicalmente suas rotinas e seus planos para o futuro”, afirma Cecilia Alva, Diretora de Clientes & Novos Negócios para a América Latina da Kantar Worldpanel.

De acordo com a Kantar Consulting, no ano passado, 77% dos americanos afirmaram que não havia razão para se sentir com menos energia por estarem mais velhos. Em 2014, o índice era de 64%.