A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, é uma das vencedoras da 37ª edição do Prêmio Eco da Amcham, com uma plataforma tecnológica sustentável para a fabricação de ingredientes aplicados em formulações de produtos de beleza e cosméticos, desenvolvida no Brasil.

Com essa nova plataforma, que trocou a rota tradicional de catálise química pelo uso de enzimas na produção de emolientes, a empresa criou dois produtos: Mackaderm® Lia e Mackaderm® 6040 – utilizados em formulações de xampus, condicionadores e cremes faciais, corporais e de pentear, desodorantes do tipo roll-on e máscaras para cabelo. Ambos valorizam as matérias-primas sustentáveis, de origem vegetal, seguras para a saúde das pessoas e são predominantemente biodegradáveis.

Segundo Daniela Manique, Presidente do Grupo Solvay na América Latina, a plataforma tecnológica se insere na estratégia de crescimento da empresa, que tem como uma das bases o desenvolvimento de inovações sustentáveis para todos os mercados em que atua globalmente.

“Temos que ir além, lançando soluções que efetivamente contribuam para um mundo mais sustentável. O desenvolvimento dessa plataforma é um ótimo exemplo de como fazer isso na prática”, disse a presidente do grupo.

A plataforma tecnológica começou a ser implantada na unidade industrial da empresa em Taboão da Serra (SP) há dois anos, envolvendo equipes de pesquisa e inovação, em acordo com a área de negócios responsável pelos produtos de Cuidados Pessoais.

“Temos muito orgulho dessa plataforma tecnológica, que é resultado do trabalho do nosso time de pesquisa e inovação do Brasil e hoje gera produtos que são exportados para diferentes partes do mundo”, afirma Lidiane Oliveira, Diretora de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay na América Latina.

Para ela a busca por produtos mais sustentáveis tem sido o grande foco do centro de pesquisa da Rhodia “Esse é um caso de sucesso de nossos pesquisadores, que conseguem materializá-los em soluções para o mercado global.”