A Symrise anunciou ontem que se tornou membro da iniciativa global RE100. Ao se juntar à RE100, o fabricante de fragrâncias e aromas da Holzminden se comprometeu a obter toda a energia de que precisa, de fontes renováveis até 2025. A associação é um novo componente de uma estratégia abrangente de proteção e sustentabilidade do clima.

“A Symrise quer usar exclusivamente energia de fontes renováveis em todo o mundo até 2025 – esse é nosso objetivo claro”, diz Hans Holger Gliewe, diretor de sustentabilidade da Symrise. “Estamos dando um exemplo por meio de nossa participação na iniciativa RE100”.

O RE100 é uma iniciativa global com mais de 190 grandes empresas de diferentes setores, incluindo o grupo de móveis Ikea, o fabricante de bebidas Carlsberg e a seguradora Swiss Re. Todos os membros devem estabelecer um prazo no qual desejam obter 100% de sua energia de fontes renováveis – com limite aqui de 2050. O progresso da jornada em direção a essa meta deve ser documentado em um relatório anual.

A Symrise opera inúmeras instalações de produção para cerca de 30.000 produtos, bem como centros de desenvolvimento, laboratórios e escritórios em mais de 40 países ao redor do mundo.

Seu consumo de energia em 2018 foi de 5.413 terra joules. Essa é uma quantia que exige uma maior responsabilidade pelo meio ambiente. Assim, a empresa tem investido fortemente em sua eficiência energética e energias renováveis nos últimos anos. No ano passado, o Grupo começou a obter certificados de origem de CO2 na Alemanha, esverdeando toda a energia que comprou.

De acordo com a empresa, 98% dos locais de produção da Symrise já foram certificados segundo esses critérios de sustentabilidade e 69% dos locais de fabricação da empresa (em termos de volume de produção) são certificados pela ISO 14001 – um padrão globalmente aceito para sistemas de gerenciamento ambiental.

“Mas não estamos parando por aí, porque os programas para alcançar a ecoeficiência hoje têm a maior prioridade na sociedade. Isso se reflete em nossa atual análise de materialidade, na qual descrevemos a ponderação estratégica de nossas metas de sustentabilidade por meio de nossa empresa e seus stakeholders,” diz diz o Dr. Helmut Frieden, Corporativo de Sustentabilidade Symrise AG.