The Body Shop (natura & co) lança a campanha de Natal “Sonhe Grande”, com a temática da equidade de gênero no âmbito profissional, colocando a questão em foco. No Brasil dados da Plan International Brasil, organização defensora dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na promoção da igualdade de gênero, revelam que a diferença salarial entre mulheres e homens exercendo o mesmo cargo em diversas áreas de ocupação é de 23,9% e as mulheres ocupam apenas 37% dos cargos de liderança no país.

A campanha da The Body Shop incentiva meninas e mulheres para que sonhem grande – e busquem o que quiserem e como quiserem ser – encorajando-as a atingir seu potencial máximo. O principal iniciativo é a reversão de parte do valor das vendas em todas as lojas da marca no Brasil e mundo, realizadas no período da campanha – entre os dias 07 de novembro e 25 de dezembro -, para projetos de educação e liderança para meninas no Brasil e na Indonésia.

meninas

Nacionalmente, o aporte será direcionado à “Escola de Liderança para Meninas”, desenvolvido pela organização não-governamental Plan International, que apoia o desenvolvimento das meninas para a prevenção de violências baseadas em gênero, desenvolvendo habilidades para a vida, conhecimentos sobre direitos e incentivo à participação cidadã em seus contextos sociais. Encontros semanais facilitados por educadoras, além de visitas a espaços como a Assembleia Legislativa, Ministério Público e prefeituras fazem parte dessa educação promovida pela marca, em conjunto com a Plan International, em 80 horas ao todo.

O financiamento do projeto permitirá que 75 jovens (entre 18 e 24 anos) de diversas comunidades maranhenses participem do treinamento. É a primeira vez que o Brasil é diretamente beneficiado por uma iniciativa global da marca de beleza que, em parceria global com a Plan International, pretende dar condições para o desenvolvimento de meninas em diversos países onde a marca atua.

Os elementos e ilustrações da identidade visual da campanha foram pensados para chamar a atenção sobre a importância da conscientização sobre a desconstrução de padrões e preconceitos.

“A The Body Shop, luta pela igualdade de direitos e oportunidades para meninas e mulheres e, junto com a Plan International Brasil, quer chamar atenção para as barreiras que as meninas enfrentam para acessar seus direitos, principalmente no que diz respeito à educação e, consequentemente, ao mercado de trabalho”, explica Karina Meyer, diretora de Marketing da The Body Shop.

Além do financiamento do projeto no Maranhão, a The Body Shop desenvolveu uma série de ações para sustentar a mensagem central da campanha, como uma agenda de atividades e oficinas voltadas à temática “Sonhe Grande” no Shopping Higienópolis (de 22.11 à 01.12),. O espaço também será replicado em Recife no mês de dezembro no Shopping Rio Mar Recife (de 07.12 à 15.12).